top of page

Aqua-o-quê?!

AQUAPLANAGEM!

AQUAPLANAGEM.jpeg

     Conforme prometido e anunciado, entenda o problema de juntar velocidade e chuva:

     Os pneus do carro funcionam muito bem quando estão em contato direto com o asfalto. 

     Quando há uma poça de água, a medida em que rolam, os pneus pressionam a água (que sai de baixo) e tudo bem - eles estabelecem contato direto com o asfalto. 

     Aumentando a velocidade, a água não tem “tempo” de sair para os lados, e acaba sendo expelida em alta velocidade através do caminho formado pelos sulcos escavados na banda

de rodagem dos pneus.

     Sabe aquele jato que se forma atrás dos veículos que trafegam em pista molhada? Lembra do spray, como é conhecido na Fórmula 1? Pois então, é isso.

     A medida em que se aumenta mais ainda a velocidade, não dá tempo de a água sair de baixo do pneu, nem mesmo pelos sulcos. 

     Quando se instala uma camada de água entre os pneus e o asfalto, seu carro se comporta como um trenó na neve.

     Você sente o volante leve leve leve. Nesse momento NEM TRISQUE NO FREIO!

     Se você acionar os freios, provavelmente vai rodar de um jeito imprevisível e muito louco. Não se sabe qual das rodas vai recuperar primeiro o contato com o asfalto, e isso é que vai determinar a direção do desvio ou giro.

     Apenas tire o pé do acelerador. Tente aplicar suaves correções no volante, se necessário.

     Durante a aquaplanagem, você perde quase que totalmente o controle sobre seu veículo. Você pode sair da pista, colidir contra árvores, postes, outros veículos, e até atropelar alguém. Você vê tudo acontecendo, mas não consegue evitar. De nada vão ajudar freios e volante. Acredite: É assustador.

São três os ingredientes para aquaplanagem.

     Água na pista, velocidade e estado dos pneus.

     Veículos equipados com pneus novos e de bom desempenho em pista molhada, podem trafegar com segurança na velocidade de 70km/h.

     Veículos com pneus carecas podem aquaplanar em velocidades bem menores.

     Entenda o porquê: Quanto mais carecas os pneus, menores os sulcos e menor a capacidade de expulsar água. 

     Começaram as chuvas, verifique as condições de seus pneus. Como?

     No meio dos sulcos dos pneus tem um ressaltozinho chamado TWI (tire wear indicator = indicador de desgaste do pneu). Se esse ressalto (que deve medir 1,6mm) estiver da mesma  altura do pneu, corre pra trocar!

     Dica 1 - Na hora de trocar os pneus, procure uma loja, oficina ou mecânico de sua confiança. Se não, você pode ser compelido a pagar pelo desempeno de rodas boas, alinhamento desnecessário, a discutível cambagem e até a troca de componentes íntegros de suspensão.

     Dica 2 - Sempre recomendo investir em pneus de melhor qualidade. Pagando um pouco a mais, você pode levar uma marca premium. Hoje, há marcas chinesas e coreanas de baixo custo, há marcas intermediárias e há pneus premium. Veja o que cabe no seu bolso. Mas lembre-se:

     A eficiência na frenagem e o desempenho dos sulcos para expulsar água fazem a maior diferença na hora de uma emergência. Pode ser o fiel da balança que decide se você vai sofrer ou evitar uma colisão. Um carro bem calçado é segurança para sua família!

     Dica 3 - Se for trocar apenas dois pneus, coloque os novos no eixo traseiro.

Recapitulando: Receita para combate à aquaplanagem:

1. Substitua pneus carecas.

2. Modere a velocidade sob chuva. 

3. Dentro do possível, evite poças grandes. 

P.S. Não sou vendedor de pneus.

Pela paz no trânsito! 

 

 

Leonardo Lacerda é engenheiro mecânico e perito em acidentes de trânsito

©2016 Periciar

bottom of page