top of page

.

MATERIAL AUDIOVISUAL

A perícia audiovisual abrande qualquer elemento de áudio ou imagem (exceto assinaturas), seja qual for o meio de sua produção - câmeras, computadores, tablets, smartphones ou outros equipamentos. São objetos desse tipo de perícia desde material físico, como fotografias impressas e fitas cassete, como imagens e áudios em meio digital - propagados por sites, redes sociais e aplicativos de mensagem.

A análise desse tipo de material requer grande experiência e conhecimento tanto dos equipamentos que os produz, quanto das marcas de identidade que são deixadas nos materiais.

 

Materiais como esses constituem como prova de diversos tipos de processos, desde casos de calúnia, como crimes graves como material de pornografia infantil ou mesmo casos de violência registrados por câmeras de segurança. 

 

O objeto central desse tipo de perícia é:      

  • Indicar se o material sofreu algum tipo de alteração depois de produzido

  • Apontar a procedência e autoria

  • Realizar a comparação de conteúdo com outros tipos de materiais

Quando as perícias envolvem arquivos digitais normalmente demanda o apoio de especialistas da área de informática, para auxiliar em questões relacionadas à origem e autoria do material produzido - rastros digitais do material produzido.

PERITO

Foto Olegario.jpg

Atuou como Perito Criminal da Polícia Civil do DF em diversas áreas, como micro vestígios,  incêndios e explosões. Foi chefe de Laboratório, Coordenador da Academia de Polícia, Coordenador da Criminalística, Professor da Academia de Polícia e docente em disciplinas de perícia forense e outras como química, farmacologia e toxicologia. 

Químico

OLEGÁRIO VERSIANI

bottom of page