top of page

.

AVALIAÇÃO DE BENS

Avaliar bens pode ser uma tarefa extremamente complexa. Quando pensamos em avaliação considerando bens de uso comum e disponíveis em abundância não temos noção da complexidade que pode ser a apuração de determinados bens, como obras de arte, turbinas de avião, gruas ou mesmo um reator nuclear.

Nesse meio entre os bens raros e os simples existe outros que não são de avaliação complexa mas exigem a utilização de um método preciso, como avaliação de imóveis, veículos e propriedades, comuns em processos de herança ou divórcio.

 

Existe uma infinidade de ações judiciais que, em determinado momento, necessitará debater a respeito do valor de determinados bens. Nesse ponto a prova pericial será fundamental. Dificilmente algum juiz se convencerá do valor de um bem a partir de pesquisas na internet ou mesmo junto a alguns fornecedores.   


A avaliação de bens tem como única finalidade indicar o valor de mercado do bem, ou seja, o valor real que o bem poderá/deverá ser comercializado. A avaliação equivocada pode tando inviabilizar leilões ou a venda direta - quando acima do preço - como causar prejuízos a alguma parte - quando comercializado abaixo do valor de mercado.

O trabalho realizado por um perito avaliador garante aos interessados a apuração correta do valor do bem, assim como traz de forma clara os parâmetros e a metodologia utilizada. Em muitos casos a avaliação envolve peritos de diversas áreas, desde aqueles responsáveis por avaliar o funcionamento de determinado equipamento como outros conhecedores da situação atual do mercado consumidor.

PERITOS

Foi perito criminal da PCDF, atualmente atende ao TJDFT e outros Tribunais. 
Larga experiência em perícias cíveis e criminais nos campos de engenharia legal, acidentes de trânsito, veículos, máquinas, equipamentos, instalações e avaliações econômicas.

Engenheiro Mecânico - CREA/DF 19.862

LEONARDO LACERDA

bottom of page