top of page

.

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

Quanto vale uma empresa?

Essa é uma daquelas perguntas extremamente complexas e delicadas para responder. Existem vários métodos de avaliação de empresas, que podem ser utilizados de forma independente ou conjunta. Cada variável contida no processo de análise deve ser observada de forma cuidadosa, sendo atribuído peso e valor adequado. Para se ter uma ideia, o processo de avaliação de empresas envolve elementos como:

     

  • Fluxo de caixa - histórico e projetado

  • Situação com credores - privados e públicos

  • Patrimônio físico da empresa

  • Capital intelectual e intangível

  • Carteira de clientes

  • Parcela de mercado - adquirida e por adquirir 

  • Desempenho do setor - histórico e perspectiva

  • Capacidade instalada - em uso e disponível

A avaliação, dentre outras finalidades, serve para apurar com maior precisão o valor de uma empresa, seja para a entrada ou a saída de sócios, a captação de investimentos ou para processos de litígios que demandem a identificação do valor da empresa não somente com base no contrato social.  

 

PERITOS

Foto Jose Geraldo.jpg

Engenheiro Civil pela UnB, mestre em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas - EPGE/FGV-Rio. Foi membro do Conselho Fiscal da Mangels Industrial S/A, do Conselho de Administração da Associação Nacional de Investidores do Mercado de Capitais - ANIMEC, Sócio-Fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi professor de Finanças Corporativas da PUC/Rio, Gerente de Participações do Banco Máxima, membro do Conselho Fiscal da Sansuy S/A, Gerente de Investimentos da Fundação TELOS, consultor financeiro na FGV Consulting, membro do Comitê Técnico do FIA Investidores Institucionais - CVC Opportunity, suplente nos Conselhos de Administração da Telemig Celular Participações e Fundição TUPY S/A. Atualmente Consultor Sênior na DGR INVESTIMENTOS e professor de finanças para os cursos de MBA da FGV.

Engenheiro Civil

JOSÉ GERALDO MACIEL

bottom of page