top of page

.

defeito em produtos

O carro próprio é um sonho quase unânime do brasileiro. Sua realização exige significativo aporte de dinheiro (ou prolongados financiamentos). Além do dinheiro, quem investe num veículo automotor passa a depender de seu adequado funcionamento para atender sua demanda por mobilidade e segurança no trânsito.


Quando se enfrentam defeitos intermitentes ou vícios ocultos, a aquisição de um veículo pode se tornar uma dor de cabeça, tanto para o proprietário do bem como para a Rede de Assistência Técnica. Defeitos de difícil diagnóstico implicam reiteradas passagens pela Assistência, sem que seja encontrada uma solução adequada para o caso específico. Isso costuma cultivar conflitos entre clientes e montadoras.


A quebra de confiança pode levar à judicialização da questão. Nesses casos, para a solução do conflito, mostra-se imprescindível o esclarecimento da questão técnica.
 

A perícia realizada por engenheiro mecânico pode detectar a causa-raiz do defeito, permitindo que partes e Juiz possam discernir sua origem, identificando:

  • Defeito de fabricação

  • Erro de montagem

  • Agente externo

  • Mau uso

  • Desgaste natural

Por vezes, é a perícia que indica o caminho prático para restauração da condição de uso do veículo ou até mesmo a indicação da inexistência de defeito, comum nos casos onde o problema está na interpretação das características do produto, diferente para fabricantes e consumidores.     

PERITOS

Foi perito criminal da PCDF, atualmente atende ao TJDFT e outros Tribunais. 
Larga experiência em perícias cíveis e criminais nos campos de engenharia legal, acidentes de trânsito, veículos, máquinas, equipamentos, instalações e avaliações econômicas.

Engenheiro Mecânico - CREA/DF 19.862

LEONARDO LACERDA

bottom of page