top of page

.

ESTATISTICA

A estatística tem papel fundamental para elucidar diversas questões, especialmente nos casos de ausência ou insuficiência de provas materiais. Por meio de técnicas estatísticas é possível indicar a existência de evidências nos casos de:

  • Fraude em concursos públicos

  • Formação de cartel de empresas para determinar preços

  • Fraudes em seguros

  • Acidentes simulados ou intencionais

 

O uso da estatística não se limita aos casos mencionados e pode ser determinante na apuração de índices de correção que utilizam parâmetros estatísticos em sua base, a exemplo das estimativas de tempo de vida ou risco de morte, comum em planos de previdência ou seguros de vida.

A estatística é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outas áreas de conhecimento da perícia. Serve como instrumento final ou mesmo como primeiro passo para orientar em que direção devem ser empregados esforços.

 

Nessa área é fundamental não somente conhecer as ferramentas e fórmulas estatísticas, mas principalmente identificas as teorias e métodos mais apropriados a elucidação dos fatos. 

PERITOS

Foto Marcus.jpg

Estatístico pela Universidade de Brasília. Atuou como consultor para o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Responsável pela criação e implementação do Sistema de Avaliação de Competências para do SESI. Participou dos ciclos Saeb 2001 e 2003, do PISA 2000 e da organização do Programa SESI por um Brasil Alfabetizado.

Estatístico - CONRE/DF 8.500

MARCUS RIETHER

Foto.jpg

Estatístico pela Universidade de Brasília, Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atuou nas áreas de Programação de Computadores, Estatística, Análise de Dados, Avaliação e Medidas Educacionais, Avaliação Educacional em Larga Escala, em órgão Público  (INEP/MEC) e empresas privadas, incluindo pesquisas avaliativas como PISA, ENEM e SAEB.

Estatístico - CONRE/DF 7.163

GUILHERME  RABELLO

bottom of page